obituário

Morreu o aposentado José Francisco dos Santos


Fotos: Arquivo Pessoal

José Francisco Carbone dos Santos, ou apenas Chico, vai deixar saudades aos familiares e amigos que adquiriu durante os 69 anos de vida. Pedreiro aposentado, era viúvo de Eloísa Silva Santos, com quem teve três filhos, entre eles, Marcelo, 41 anos, e Cristina, 38. Chico também era avô de oito netos.

O pedreiro tinha quatro irmãos e seis irmãs. Um deles, Paulo Gilvan, 55 anos, conta que os meninos da casa eram bastante apegados um ao outro. Eles, na maioria, seguiram a mesma profissão.

- Começamos a trabalhar cedo com nosso pai, que também era pedreiro, em Júlio de Castilhos. O Chico era o irmão mais velho e sempre nos ajudava. Ele trabalhou em diversas construtoras. Lembro, com saudade, de quando viajávamos para visitar nossas irmãs em Porto Alegre - fala Paulo Gilvan.

Com parte da família residente em Júlio de Castilhos, José Francisco fixou moradia em Santa Maria após o casamento, há cerca de 40 anos. Além de reunir a família, o lazer preferido do pedreiro era o jogo de bocha, esporte no qual era muito bom.

- O pai amava estar na cancha de bocha. Quando éramos pequenos, ele nos levava para vê-lo jogar. Era muito bom. Sempre ganhava - recorda a filha Cristina.

Chico mantinha alguns vínculos familiares fortes. Mesmo após o falecimento da mulher, há mais de um ano, ele continuava próximo dos cunhados, residentes em São Sepé, onde também jogava bocha. Temperamental, no dia a dia costumava ser reservado. Segundo Cristina, ele não falava muitas palavras.

Há alguns anos, Chico enfrentava problemas no coração. Para superar as dificuldades, contava com a ajuda e o cuidado dos familiares.

Na vizinhança, o aposentado era bastante conhecido. Ele também gostava de jogar sinuca, em um bar próximo de onde residia, sempre com uma Coca-Cola na mão.

- Ele era um ponto de referência para as pessoas. Quase todo mundo por perto conhecia o Chico - lembra Cristina.

José Francisco Carbone dos Santos faleceu no dia 20 de fevereiro, devido a um infarto. Ele foi sepultado em Júlio de Castilhos, no dia seguinte.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu a dona de casa Dircinha Fagundes Severo Anterior

Morreu a dona de casa Dircinha Fagundes Severo

Morreu o motorista Fernando Negrini Próximo

Morreu o motorista Fernando Negrini